A depressão é um transtorno mental no qual há significativa alteração do humor ou afeto, estando frequentemente associada à incapacitação funcional e prejuízo na qualidade de vida, em razão de sua sintomatologia, caracterizada por tristeza, apatia, incapacidade de sentir prazer, cansaço excessivo, insônia, perda de interesse nas atividades, diminuição da autoestima e da autoconfiança. Nos casos mais graves, pensamentos suicidas estão presentes.
É a principal doença associada ao suicídio e considerada como o "mal do século XXI", apresentando uma prevalência ao longo da vida em até 20% das mulheres e 12% dos homens no Brasil.
Entre as principais causas estão:
Genética: Estima-se que esse componente represente 40% da suscetibilidade para desenvolver depressão;
Bioquímica cerebral: quando há deficiência nos neurotransmissores, como a Noradrenalina, Serotonina e Dopamina, que estão envolvidos na regulação da atividade motora, do apetite, do sono e do humor;
Eventos vitais: eventos estressantes podem desencadear episódios depressivos nos indivíduos suscetíveis.
A depressão pode ser recorrente e, a cada novo episódio a possibilidade de recidiva aumenta, o que reforça a importância da eficácia e adesão ao tratamento medicamentoso e à psicoterapia.
Portanto, sua identificação precoce com o início do tratamento adequado, que leve à remissão dos sintomas, é fundamental.
Quer saber mais sobre a depressão? Agende sua consulta através dos telefones abaixo:
(21) 2051-6829 ou (21) 97397-9068.
Comments